Luiz AntônioAlto do Moura-Caruarú-PE
Luiz Antônio da Silva nasceu em 1935 no Alto do Moura, Caruaru-PE. Foi contemporâneo e discípulo direto do Mestre Vitalino. Seus trabalhos são inspirados no cotidiano do nordestino e também em profissões, maquinário moderno e no modo de vida contemporâneo. Alguns exemplos: o fotógrafo com a sua câmera, funcionário da companhia de eletricidade consertando transformador, maquinário de fábrica de telhas, automóveis, caminhões e etc.
Com 75 anos de idade, 52 dedicados à arte, o artesão já teve seus trabalhos expostos em diversas partes do Brasil e do mundo. Há alguns anos, foi convidado a passar uma temporada no Japão. Foram 46 dias, nos quais produziu mais de 200 peças a partir de 100 kg de barro. Já em 1986, exportou mais de 600 fusquinhas para a Alemanha.
Luiz Antônio e sua esposa Odete tiveram 10 filhos e 22 netos, a maioria empenhada em aprender e repassar para as próximas gerações a arte do barro e da criação artística.
Recentemente, para alegria dos amantes e apreciadores da arte, o Alto do Moura foi considerado pela Unesco como o Maior Centro de Artes Figurativas da América Latina.