Brinquedo Popular Brasileiro
Descrição

 

A exposição "Brincar com Arte - o brinquedo popular do nordeste" foi inaugurada em 20 de novembro de 2011, no Museu Afro Brasil de São Paulo.

Ocupando uma área total de 500m², distribuídos em duas grandes salas contíguas, a exposição apresentou aproximadamente 1.100 peças, entre brinquedos e representações do universo lúdico infantil. Todos os Estado da região Nordeste e a Micro-região Norte de Minas Gerais estavam representadas.

Devido ao enorme sucesso de público, a exposição, que deveria permanecer até 26 de fevereiro de 2012, teve o seu encerramento sucessivamente adiado até 27 de julho de 2012. Ao longo destes oito meses em que ficou em cartaz, a exposição recebeu um público de 134.724 pessoas, numa média diária de 675 visitantes.

A curadoria da exposição foi realizada por David Glat - colecionador e proprietário do acervo exposto - e por Emanoel Araújo - Diretor e Curador do MAFRO. A cenografia ficou a cargo do museólogo e artista plástico Antônio Carlos Miranda. A montagem ficou sob a responsabilidade da equipe do MAFRO.

A exposição contou com um corpo de monitores treinado e capacitados a fornecer um grande volume de informações sobre os brinquedos expostos e os seus criadores, assim como para realizar pequenas dinâmicas com grupos de crianças. Ao longo de todo o período da exposição, uma série de atividades lúdicas e educativas foi oferecida gratuitamente ao público infantil.

A exposição e todas as atividades relacionadas a ela, foram totalmente patrocinadas pelo Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Cultura do Estado, contando também com o apoio da Prefeitura Municipal de São Paulo.

Últimas Postagens
  Clique aqui e veja as fotos 360º   Clique aqui e veja o vídeo da exposição   Clique aqui e veja o catálogo da exposição