Texto para o catálogo infantil
A Coleção de brinquedos de David Glat
Era uma vez um menino chamado David, que nasceu no Rio de Janeiro e, quando cresceu quis ser fotógrafo. Por conta da profissão, viajava muito pelo interior do Brasil, principalmente pelas regiões norte, nordeste e sudeste, observando a natureza, fotografando as paisagens e a sua gente. Nas cidades por onde passava aproveitava para ver de perto o trabalho dos artistas populares que se dedicavam a fazer brinquedos de todos os tipos, utilizando materiais como madeira, barro, tecidos, palha de milho e tudo que podia ser reaproveitado.
Nessa altura David, tinha feito 20 anos e iniciara, sem sentir, a sua coleção de brinquedos artesanais, que ele começara a comprar a pouco e pouco por todos os lugares onde passava. Lá pelas tantas resolveu contar, para ver quantos brinquedos havia espalhados por toda a casa, enfeitando salas e quartos.
David havia se mudado para a Bahia e um belo dia recebeu a visita de um amigo, Emanoel Araújo diretor do Museu Afro Brasil (São Paulo), que ao se deparar com aquele mundo de brinquedos, logo lhe propôs fazer uma exposição no museu. Eis que, de repente, ele observou que só havia brinquedos masculinos, não havia bonecas, casinhas, mobÃlias e outros mais que fazem parte do universo feminino. Em seguida afirmou "complete a sua coleção para fazermos a exposição". Em novembro de 2011 foi inaugurada em São Paulo, a bela mostra quase intitulou "Brincar com Arte", exibindo brinquedos populares do nordeste.
Agora, pela primeira vez a Coleção de David Glat está sendo mostrada na Bahia, no Museu de Arte da Bahia, cujas salas foram cuidadosamente preparadas, com cenografias contextualizadas para uma maior valorização e compreensão das peças expostas.
Assim começou trajetória de uma coleção que busca valorizar a criatividade, despertar a sensibilidade e estimular a imaginação do público infantil. E no futuro, desejamos, que ela se transforme num lindo museu do brinquedo!
Sylvia Athayde
Diretora do Museu de Arte da Bahia