SilCapela-AL
Maria Luciene da Silva Siqueira nasceu em1979 no município alagoano de Cajueiro. Filha de cortadores de cana, Sil trabalhou no canavial até os vinte anos de idade. A inquietação e o desejo por uma profissão levaram Sil a procurar o Sebrae. Ali participou de várias oficinas: bordado, crochê e tapeçaria. Um dia surgiu a oportunidade de participar de uma oficina com o barro; foi aí que ela encontrou o mestre João das Alagoas. “Ele deu muita oportunidade de eu começar e aprender...”, conta Sil. Deste encontro nasceu uma artista de notável talento, uma das melhores aparições da arte popular do Brasil dos últimos tempos.
Ao longo dos anos Sil imprimiu um estilo próprio à sua obra. A jaqueira, árvore abundante na zona da mata alagoana, transformou-se num elemento onipresente da sua obra e, como ela mesma afirma, sua marca registrada.
Obras de Sil fizeram parte de várias exposições realizadas no Brasil e podem ser encontradas nas mais conceituadas coleções e nos acervos de galerias de arte de São Paulo, Belo Horizonte, Recife, Maceió, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Salvador.