Apresentação
"O desenvolvimento da criança acontece através do lúdico.
Ela precisa brincar para crescer, precisa do jogo
Como forma de equilÃbrio com o mundo"
Piaget
No mundo globalizado em que vivemos, dominado pela tecnologia e permeado de brinquedos industrializados, as crianças deixaram para trás as brincadeiras antigas e divertidas, em troca da televisão, do computador e dos vÃdeo-games. Quem ainda se lembra de brincar de boneca, de casinha, de pular corda ou amarelinha, de jogar bola de gude, peteca e dominó, ou brincar de roda, de cabra-cega ou chicotinho queimado?
É através da brincadeira que a criança experimenta, descobre, cria e exercita suas habilidades, tanto psicomotoras quanto cognitivas e afetivas, além de estimular a curiosidade, a iniciativa e a auto-confiança. O brinquedo conduz a criança a universos imaginários...
Esta exposição reúne cerca de dois mil brinquedos artesanais, que integram a grande coleção de David Glat. Pela primeira vez está sendo mostrada na Bahia, neste museu, cujas salas foram cuidadosamente preparadas em ambientes cenográficos, visando uma maior compreensão e valorização das peças expostas, além de ressaltar a inventividade da criação popular dos artesãos brasileiros, sobretudo aqueles que vivem e trabalham no norte e nordeste do Brasil.
O brinquedo artesanal possui uma identidade cultural e encanta crianças de todas as idades e classes sociais, uma vez que a necessidade de brincar é universal.
É patente, nesta inesquecÃvel exposição, a riqueza e a diversidade da cultura brasileira nas suas variadas formas de expressão artÃstica, produzidas em diferentes rincões do Brasil, por exÃmios artesãos.
O Museu de Arte da Bahia cumpre, mais uma vez, o papel primordial de educar através da arte, promovendo atividades que favorecem o caminho da observação, da reflexão, da sensibilidade e da imaginação...
Foram muitos os esforços para transformar em realidade "Os brinquedos que moram nos sonhos"... e este é o presente de Natal que gostarÃamos de oferecer a todas as crianças que vierem a este museu.
Sylvia Athayde
Diretora do Museu de Arte da Bahia