Brinquedo Popular Brasileiro
Efigênia Rolim
Curitiba-PR

Efigênia Rolim nasceu em 1931, no município de Abre Campos-MG. Teve uma infância difícil e sofrida. Em 1964, mudou-se com a família para Londrina-PR para trabalhar na lavoura. Uma geada botou tudo a perder e, em 1990, com nove filhos e o marido doente, mudou-se para Curitiba. Nesta cidade continuou a sua vida de pobreza e sofrimento. Conheceu a mendicância e a marginalidade.
Um dia, andando na rua, viu um objeto luminoso que parecia ouro. Olhou com atenção e viu que se tratava de um papel laminado de bombom. Era a embalagem amassada de um Sonho de Valsa. Foi nesse momento que a vida de Efigênia mudou. Percebeu que era possível transformar aqueles e outros tipos de refugos em objetos de arte. Embalagens de bombons, tecidos, sapatos velhos e restos de boneca se constituem nas principais matérias primas de suas criações.
Além de criar obras de arte, Efigênia Rolim gosta estar ao lado de cada uma de suas obras para explicá-las por meio de um verso, uma dança, uma canção ou até mesmo uma cambalhota.
Últimas Postagens
  Clique aqui e veja as fotos 360º   Clique aqui e veja o vídeo da exposição   Clique aqui e veja o catálogo da exposição