Brinquedo Popular Brasileiro
Mestre Manuel Eudócio
Alto do Mura-Caruarú-PE

Manuel Eudócio Rodrigues nasceu em 1931 na comunidade do Alto do Moura, bairro da cidade de Caruaru-PE. Desde muito cedo teve contato com o barro. Na sua família haviam diversosde ceramistas que produziam peças utilitárias, como panelas, jarros, potes e etc. Com o barro começou a fazer seus próprios brinquedos, um costume comum entre as crianças do interior.
Em 1948 Manuel Eudócio conheceu o mestre Vitalino, quando este se mudou para o Alto do Moura. Manuel se tornou discípulo do mestre. Desenvolveu estilo próprio e, com seu despojado estilo de moldar, criou dezenas de tipos que hoje são as suas marcas registradas: Lampião e Maria Bonita, Noivos a Cavalo, Vaca na Ordenha, Carrossel, Teatro de Mamulengo, entre outras cenas e personagens nordestinas. As peças do artista são queimadas em forno a lenha rústico, à baixa temperatura, sem uso de esmalte. Numa segunda etapa elas são pintada, geralmente com cores fortes e brilhantes.
Manuel Eudócio é o único artista vivo remanescente da primeira geração da cerâmica figurativa do Alto do Moura, reconhecido pela Unesco como maior centro de arte figurativa das Américas.
Últimas Postagens
  Clique aqui e veja as fotos 360º   Clique aqui e veja o vídeo da exposição   Clique aqui e veja o catálogo da exposição