Brinquedo Popular Brasileiro
Saúba
Carpina-PE

Antônio Elias da Silva nasceu em 1952, em Carpina, zona da mata de Pernambuco.
É hoje talvez o mais importante mestre mamulengueiro em atividade no Brasil. Seus trabalhos fazem parte de coleções particulares e de acervos de museus espalhados por todo o Brasil e também de outros paises. Autodidata, nunca frequentou a escola. Muito jovem descobriu a sua vocação: dar vida à madeira esculpindo, criando obras de arte e encenando com elas espetáculos encantadores.
Fez importantes parcerias com artistas consagrados como Alceu Valença (capa do disco Cavalo de Pau) e Antônio Carlos Nóbrega (cenografia do espetáculo Segundas Histórias).
Nas palavras de Antônio Carlos Nóbrega, Saúba “não é só o fazedor de bonecos e engenhocas admiráveis. Esse homem, embora sequer saiba assinar o nome, é um poliglota da brincadeira: canta, improvisa versos, dança, é ventríloquo e mamulengueiro, assobia e chupa um rolete de cana ao mesmo tempo, etc e etc. Vive a arte cem por cento no seu dia-a-dia. Cheira à arte. É um desses presentes que a natureza nos dá só raramente. E sobretudo isso: esse gênio do povo brasileiro é madeira de lei, é uma figura humana de primeiro quilate”.
Além de encenar espetáculos de mamulengos, Saúba gosta de se apresentar dançando com Dona Lindalva, boneca de madeira pintada, em tamanho natural e também é ventríloco, contracenando com o seu boneco Benedito. Em poucas palavras, Saúba é pura magia cênica.
Últimas Postagens
  Clique aqui e veja as fotos 360º   Clique aqui e veja o vídeo da exposição   Clique aqui e veja o catálogo da exposição