Brinquedo Popular Brasileiro

 

Descrição

A exposição "Brinquedos que Moram nos Sonhos" foi inaugurada em 09 de dezembro de 2012, no Museu de Arte da Bahia. Ocupando uma área total de 650m2, distribuídos em sete diferentes ambientes e espaços de circulação, a exposição apresentou aproximadamente 2.000 peças, entre brinquedos e representações do universo lúdico infantil. Quase todos os Estado e todas as Regiões do Brasil estavam representadas. A exposição permaneceu em cartaz até 19 de maio de 2013 e, neste período de 5 meses, recebeu um público de aproximadamente 80.000 visitantes, numa média diária de 650 pessoas.

Motivada pela necessidade de tirar partido da segmentação do espaço expositivo do Museu de Arte da Bahia, foi conceituada uma curadoria baseada em sete seções-temas: o mundo real (sala dos brinquedos); o mundo dos sonhos, da fantasia e da imaginação (sala dos sonhos); o mundo dos espetáculos (sala do espetáculo); o mundo dos seres "assustadores" (sala do medo); o mundo dos jogos, desafios e curiosidades (sala do desafio); o mundo da reciclagem (sala dos reciclados) e o mundo das representações (sala daas representações).

A curadoria da exposição foi realizada por David Glat - colecionador e proprietário do acervo exposto - e por Sylvia Athayde - Diretora do Museu de Arte da Bahia. A criação de grandes elementos cênicos teve a assinatura do cenógrafo e artista plástico Joãozito e a "pequena cenografia" ficou a cargo do museólogo e artista plástico Antônio Carlos Miranda. A montagem ficou sob a responsabilidade da Blade Produções.

Uma das características mais marcantes desta montagem foi a utilização mínima de vidros, acrílicos e simitares nos elementos cênicos, prateleiras, bases e displays da exposição. Isto permitiu que fosse estabelecida uma grande aproximação psicológica e física entre o público e os brinquedos expostos. Para evitar eventuais danos ao acervo, a monitoria passou por um treinamento especial e foi reforçada no número de seus integrantes.

A exposição contou com um corpo de monitores treinado e capacitados a fornecer um grande volume de informações sobre os brinquedos expostos e os seus criadores, assim como para realizar pequenas dinâmicas com grupos de crianças. Ao longo de todo o período da exposição, um grande número de atividades lúdicas e educativas foi oferecido gratuitamente ao público infantil: oficinas de bonecas, de aviõezinhos, de libélulas, de veículos sobre rodas, de ceramica e de criação, além de uma "sala de brincar" onde foi disponibilizada para as crianças uma grande variedade de brinquedos populares. Durante a temporada da exposição diversos "pequenos músicos" tiveram a oportunidade de se apresentar e foram encenados espetáculos de teatro e de teatro de bonecos, sempre gratuitos, com 3 ou 4 sessões a cada domingo. Ao longo de todo o período de aulas, através de ônibus especialmente contratados, foi oferecido aos alunos das escolas públicas de Salvador e periferia.

A exposição foi totalmente patrocinada pelo Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura do Estado.

 

 

Créditos da exposição

Realização
Museu de Arte da Bahia

Curadoria
David Glat e Sylvia Athayde

Direção de arte
Joãozito

Cenografia
Antônio Carlos Miranda

Coordenção de monitoria
Adelina Tude

Monitoria
Felipe Benevides, Nei Lima, Rosa Maria Silva e Saulo Moreira

Manutenção das peças mecanizadas e assistente de produção
Vivaldo Souza Santos

Conservação dos brinquedos
Antônio Carlos Costa Alves

Produção e execução
Equipe Blade

Agradecimentos
Adélia Borges, Adelice Souza, Aida Gláucia Baruch, Annette Blum, Antonio Carlos Miranda, Arnaldo Ganc, Emanoel Arujo, Frida Glat, Joãozito, Joshu, Justino Marinho, Lanussi Pasquali, Mauro Malin, Paulo Sternick, Prof. Paulo de Salles Oliveira, Ricardo Parzemyslaw, Sylvia Athayde, ao corpo de funcionários do Museu de Arte da Bahia e a todos os artesãos e artistas populares que, através das suas criações, fizeram a beleza desta exposição.

Últimas Postagens
  Clique aqui e veja as fotos 360º   Clique aqui e veja o vídeo da exposição   Clique aqui e veja o catálogo da exposição