Brinquedo Popular Brasileiro
Sobre o colecionador

David Glat

David José Glat nasceu em 1946, no Rio de Janeiro. Desde cedo teve a sua atenção atraída pela arte popular. Começou a trabalhar como fotógrafo aos 24 anos, fazendo de tudo um pouco: coberturas, reportagens, ilustrações para matérias de revistas, fotos em estúdio, fotos artísticas, publicidade e shows musicais.

Em viagens pelo interior do país, foi se encantando pelos brinquedos populares e sempre trazia vários deles na bagagem.

Em 1976 mudou-se para Salvador, montou estúdio e passou a atender ao mercado publicitário. Morando no Nordeste, estava no epicentro da principal região-fonte dos brinquedos populares, o que facilitava a sua garimpagem. A região Norte também passou a fazer parte dos seus roteiros. E assim, com o passar dos anos e das décadas, sem nenhuma outra motivação que não a de se divertir com os brinquedos e também com eles decorar a sua casa e o seu estúdio, David foi acumulando um diversificado, precioso e raro acervo.

Entre 1991 e 1998, paralelamente à atividade de fotógrafo publicitário, passou a desenvolver também projetos de design gráfico para a indústria fonográfica. Neste segmento, sozinho ou em duplas com diversos parceiros, fez mais de 50 capas de CDS e DVDs e recebeu prêmios locais, nacionais e internacionais.

Em 2003, após 30 anos de atuação no mercado publicitário decidiu voltar-se para os seus projetos autorais. Entre 2003 e 2013 realizou 09 exposições individuais, participou de 16 mostras coletivas e elaborou 06 projetos curatoriais (www.davidglat.com.br).

Em 2010, a sua coleção de brinquedos populares contava com aproximadamente 1.000 peças, quase todas de pequenas dimensões e de temática predominantemente masculina. Nesta época, Emanoel Araújo conheceu a coleção, ficou encantado e lançou a provocação de agendar uma exposição no Museu Afro Brasil de São Paulo, do qual era diretor e curador. A exposição foi marcada para dali a 15 meses e, neste período, David Glat se empenhou em complementar a coleção com brinquedos do universo feminino e também muitos outros novos e de maiores dimensões.

A exposição foi inaugurada com enorme sucesso em 20/11/2011, no Museu Afro Brasil de São Paulo, com 1.100 peças, entre brinquedos e representações do universo lúdico infantil, produzidos exclusivamente na região Nordeste e recebeu o título de "Brincar com Arte".

A partir dessa inauguração, David Glat vem se dedicando, quase que com exclusividade, à itinerância da coleção por diversas cidades do Brasil e, no futuro, por outros países e à viabilização da montagem do Museu do Brinquedo Popular.

Últimas Postagens
  Clique aqui e veja as fotos 360º   Clique aqui e veja o vídeo da exposição   Clique aqui e veja o catálogo da exposição