Brinquedo Popular Brasileiro
As Marias do Ceará
Juazeiro do Norte-CE

Maria de Lurdes nasceu em 1939, em Juazeiro do Norte-CE. Com o barro aprendeu a fazer brinquedos para os seus 11 filhos. Na década de 70, iniciou o seu trabalho profissional em placas de tabatinga, policromadas com representações em relevo de cenas da vida cotidiana da cidade e também simbologias religiosas.
Duas de suas filhas, Maria Candido Monteiro Rafael (Maria Cândido) nascida em 1961 e Maria do Socorro Cândido, nascida em 1971, foram iniciadas no ofício pela mãe. Desde pequenas, cozinhando bonequinhos e animaizinhos de barro, foram aos poucos especializando-se em esculturas com representações de cenas típicas do dia a dia do seu povo, assim como do folclore de sua região. Também buscam inspiração nas revistas antigas e atuais, ou até mesmo na televisão.
A argila é tirada de locais próximos, é trabalhada (seca, batida, peneirada, molhada e amassada) pela própria família, inclusive pelos homens e, depois de esculpida, é cozida no forno do quintal. Ainda que assinem suas placas com as suas iniciais, não é possível distinguir a autoria de suas peças. Suas criações, muito semelhantes em estilo, tem também as mesmas temáticas regionais e religiosas.
Em 2010, com o falecimento de Maria de Lurdes e após um período de pausa, o trabalho foi retomado pelas Duas Marias.
Últimas Postagens
  Clique aqui e veja as fotos 360º   Clique aqui e veja o vídeo da exposição   Clique aqui e veja o catálogo da exposição