Brinquedo Popular Brasileiro
João das Alagoas
Capela-AL

João Carlos da Silva nasceu no município de Capela, zona da mata alagoana. É um mestre da cerâmica responsável por recriar o boi do bumba-meu-boi, peça tão comum na arte figurativa popular brasileira.
Com suas mãos, João faz surgir do barro grandes bois com seus mantos esculpidos em baixo e alto relevo, representando histórias do folclore nordestino, dos casamentos, dos batizados e das mais típicas brincadeiras de rua das crianças do Brasil.
João das Alagoas tem um currículo imponente: ganhou vários prêmios de melhor artesão em alguns Estados; uma menção honrosa, em Córdoba, Argentina e muitas de suas obras integram importantes coleções de arte popular que estão expostas em museus e galerias do Recife, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Salvador. João tem peças expostas também em importantes instituições do exterior, como o Museu de Cerâmica do México.
O artista mantém em sua cidade natal, Capela-AL, um ateliê, onde, além de produzir suas peças, dá aulas voluntariamente para interessados em aprender a arte da cerâmica. Dentre os seus discípulos, destacam-se os já reconhecidos artistas Leonilsson, Nena, João Carlos, Gisé, Marcelo, Sil, Cláudio e Van.
Em 2011 o Mestre João das Alagoas foi declarado como Patrimônio Vivo Cultural de Alagoas.
Últimas Postagens
  Clique aqui e veja as fotos 360º   Clique aqui e veja o vídeo da exposição   Clique aqui e veja o catálogo da exposição